Coordenador : Gisele Gouvêa da Silva
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398370.2206.201084.21112023
Departamento/Setor: FEF
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo deste Projeto de Extensão são profissionais de saúde, educação, serviço social do Município de Nova Friburgo e crianças e adolescentes, que serão acolhidas e inseridas nas atividades do Projeto. Embora o público interno da UFF e profissionais externos à UFF, também façam parte do público das atividades de sensibilização e educação nas rodas de conversa sobre a temática, as crianças são o público-alvo prioritário do Projeto. Com relação ao quantitativo do público: O público interno do Instituto de Saúde de Nova Friburgo foi estimado em 96 pessoas.
Local de atuação: Instituto de Saúde de Nova Friburgo: Serão realizados as reuniões de planejamento e organização, seminários, lançamento do livro e do e-book, gravação de podcast, oficinas e mesas maio laranja. Endereço: Rua Doutor Sílvio Henrique Braune, 22. Centro. Nova Friburgo.
Objetivo
Objetivo Geral: Realizar ações diversificadas de promoção de saúde na infância e prevenção e da violência sexual na infância. Objetivos específicos: - criação de uma história infantil sobre a prevenção à violência sexual; - construção de um e-book, trabalhando com a contribuição da Fonoaudiologia para a sexualidade na infância. - - realizar, em conjunto com a Instituição parceira, o mapeamento da violência sexual em Nova Friburgo; - desenvolver rodas de conversa, oficinas e seminários, estudantes da UFF, gestão municipal do SUS e profissionais da saúde, educação, assistencia social de diferentes especialidades para fomentar o debate sobre a prevenção da violência sexual na infância. - produzir e divulgar material - podcast, educativo sobre violência, direito à infância, saúde de qualidade e possibilidades de enfrentamento às vulnerabilidades sociais.
Resumo
Em 2011, uma pesquisa nacional constatou que em mais de 70% dos casos de estupro, as vítimas foram crianças e adolescentes. Entre os anos 2015 e 2021, a maior parte das notificações de violência sexual aconteceu na faixa etária entre 5 e 9 anos, a maioria residia na região sudeste, e apenas 30% dos casos foram notificados ao Conselho Tutelar. Na Educação, a atuação da Fonoaudiologia enfoca a promoção e a prevenção da saúde comunicativa, no âmbito coletivo ou individual, ou seja, a intervenção pode-se adiantar e evitar processos de vulnerabilidade para a violência sexual, envolvendo tanto crianças e adolescentes, quanto suas famílias, as educadoras e a comunidade que habita o território da escola. Entretanto, a sexualidade é um tema ainda pouco explorado na Fonoaudiologia, assim como em outras áreas da saúde. Desta forma, é identificada a necessidade de formação de educadoras não só no campo da educação, como também no campo da saúde. O presente projeto de extensão tem como objetivo realizar ações de promoção à saúde sexual na infância e prevenção da violência sexual em crianças, no contexto da saúde e da educação articulado com a Fonoaudiologia.